História

Inaugurado em 20 de agosto de 1990 por Ivan Landim, o idealizador, executor e incentivador do projeto, o Hospital Geral de Brejo Santo é referência em saúde na região do Cariri, fornecendo assistência médica qualificada para toda população local. Além de Brejo Santo, a instituição atende pacientes de municípios vizinhos, como: Milagres, Aurora, Barro, Jati, Abaiara, Porteiras, Mauriti e Penaforte.

Para satisfazer a demanda de toda a região, o HGBS dispõe de uma estrutura moderna e amplificada. Além do corpo clínico e técnico qualificado, a instituição conta com 124 leitos, 20 apartamentos, o mais moderno espaço físico para Urgência e Emergência, Centro de Imagens, Laboratório de Análises Clínicas, Consultórios, UTI, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e equipamentos de última geração.

O reconhecimento para o trabalho feito no HGBS veio com o título de Hospital Pólo, cedido pela Secretaria Estadual da Saúde, legitimando a instituição como referência microrregional por sua integralidade na atenção à saúde, atendendo todas as camadas da população sem distinção ou preconceito.

Missão

A missão do Hospital Geral de Brejo Santo é ser um estabelecimento de referência e excelência, prestando assistência complexa e hierarquizada para seus pacientes, além de formar e qualificar profissionais de saúde, fornecendo cursos e qualificações para o corpo clínico. Ademais, a instituição valoriza os princípios de humanização com racionalização de recursos e otimização de resultados. Outra preocupação do hospital é com a educação em saúde, portanto, o hospital divulga conteúdos sobre proteção e prevenção de doenças.

Além disso, o HGBS prioriza um atendimento humanizado e que atenda todas as demandas do paciente. Para atingir esse objetivo, são desenvolvidas ações que promovem a implementação de condutas, normas e procedimentos que estejam de acordo com a ideologia da instituição, melhorando a qualidade na assistência aos enfermos.