Desde 2009, o Hospital Geral de Brejo Santo – Dep. Welington Landim utiliza a solução para gestão hospitalar Sarah, desenvolvida pela VDA Tecnologia e Informação Ltda, visando modernizar a gestão do estabelecimento. Com o investimento, a rotina do hospital mudou, dinamizando o atendimento e facilitando os processos institucionais. Porém, desde 2016, melhorias mais expressivas surgiram no HGBSWL através da assessoria pessoal prestada pela VDA.
Um dos primeiros locais a serem reorganizados no HGBS – Dep. Welington Landim foi a farmácia central. O setor, que antes era desorganizado e tinha acúmulo de caixas, recebeu uma reformulação, com todos os medicamentos sendo organizados em prateleiras e potes. Além disso, agora, os medicamentos podem ser controlados e localizados pela Sarah e um controle automatizado de temperatura e humidade foi instalado no local.
O trabalho dos médicos foi facilitado através do prontuário eletrônico. Com a solução Sarah, a assistência médica é registrada em tempo real e torna o atendimento mais dinâmico e eficiente, uma vez que seus dados estão disponíveis de forma eletrônica e podem ser acessados com poucos cliques.
Além dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem também utilizam os prontuários eletrônicos para dar assistência aos pacientes, visualizando e atualizando na solução Sarah os processos que antes eram no papel. Aliás, um painel eletrônico foi instalado no hospital para auxiliar a equipe em toda a internação do paciente. Esse painel é utilizado para monitorar permanência, procedimentos especiais como fisioterapia, prescrições médicas, hemovigilância e outros.
Outro setor que recebeu um painel eletrônico foi o centro cirúrgico. Com o painel de controle, é realizado o monitoramento de cirurgias, orientação da equipe e organização do uso das salas de cirurgia.
Além das inovações na assistência ao paciente, os monitoramentos da CCIH, NHE e MDDA são feitos através de funcionalidades da Solução Sarah. Nestas, temos como acompanhar os casos de infecção, notificações compulsórias e os pacientes com doenças diarreicas agudas. Como todos as informações são acompanhadas eletronicamente, os dados e informações obtidos ocorrem em tempo real.
Outro grande diferencial implementado no HGBSWL foi o acolhimento por classificação de risco, tornando o atendimento mais dinâmico e prioritário para pacientes em estado mais grave. Vale destacar que todo o procolo de acolhimento é realizado pela Solução Sarah, como a chamada de pacientes pelo nome, por exemplo. Além disso, as funcionalidades da Sarah permitem a costumozação para que o acolhimento sempresa de softwaree adapte com a região do estabelecimento de saúde.
Para os pacientes que ingressam no HGBSWL, há painéis programados para transmitir vídeos educativos, informações sobre o hospital, campanhas de saúde e demais conteúdos; evitando a ociosidade enquanto esperam o atendimento.
Os painéis também são utilizados para controlar o fluxo de atendimento, mostrando as senhas dos pacientes, chamando os pacientes para a classificação de risco e para o atendimento no consultório, estes últimos utilizam a chamada pelo nome do paciente, além de transmitir conteúdos.
Para completar, a recepção, local onde ocorre o primeiro contato com o paciente, também utiliza a solução Sarah para identificar o paciente com foto e registrar informações que serão utilizadas durante toda a sua permanência no hospital.
Apesar de todas essas mudanças, de acordo com a VDA Tecnologia e Informação Ltda e o Hospital Geral de Brejo Santo – Dep. Wellington Landim, a parceria prevê ainda mais melhorias na instituição de saúde para os próximos meses, visando melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes e otimizar os processos para melhor aproveitamento dos recursos da instituição.